quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Desintoxicação do Corpo - É um fato importante saber que na atualidade a intoxicação orgânica (de todos os seres vivos) é provocada pelo homem ao poluir seu meio ambiente com os processos e lixos industriais, e pela indústria alimentícia e farmacológica, que não vêem mais que seus interesses econômicos.
Já intoxicação interna ou auto-intoxicação refere-se à formação de toxinas ou substâncias tóxicas que se formam dentro do corpo humano em um ou em vários de seus órgãos.
O corpo tem órgãos e sistemas que deveriam ser cuidados com mais atenção, porque são os responsáveis pela limpeza das impurezas orgânicas, ou seja, são incumbidos da desintoxicação do mesmo; estes órgãos são o fígado, os rins, a pele e os pulmões, correlacionados com o sangue e o linfa e, indubitavelmente, com o sistema imunológico. 
Estudou-se atualmente a importância que tem a função do aparelho digestivo na produção de enfermidades tão desvinculadas a ele e tão diversas, como a artrite, o reumatismo, a embolia, etc. Se chegou à conclusão de que quando o aparelho digestivo se encontra alterado em sua função (constipação, diarréias, infecções freqüentes, resíduos alimentícios, inflamações como colite, gastrite, etc.) geram-se, a partir desses distúrbios, problemas diversos que vão alterar as funções de órgãos do corpo como os rins, o fígado, os pulmões ou o sistema imunológico etc. Por isso é necessário ter em conta a desintoxicação do aparelho digestivo, e consequentemente, do organismo, como veremos a seguir. 

DESINTOXICAR AO CORPO:     
Um dos meios mais fáceis para ajudar a desintoxicar o corpo é seguir uma dieta natural, saudável, de fácil assimilação e que não deixe resíduos tóxicos no organismo. Não estamos nos referindo a uma alimentação vegetariana, mas sim naturalista. 
Recordemos que a natureza contém todo o necessário e indispensável para manter o organismo saudável, dentro de um ambiente higiênico e equilibrado. As sementes de girassol, de linhaça, a aveia ou o farelo de cereais de trigo, são fibras que têm a função de "arrasto", por isso ajudam a limpar os intestinos e evitam a proliferação de germes e toxinas provenientes de resíduos alimentares tóxicos.
Outra maneira de desintoxicar o organismo é a ingestão de pequenas porções de argila, que por sua ação absorvente (particularidade de atrair as moléculas tóxicas que se encontram em uma suspensão), evita a proliferação de germes nas entranhas intestinais e desodorizam o material fecal. Além disso, devido aos seus componentes minerais, revitaliza a área onde atua e desinflama; por último, é um antiparasitário. A argila não é absorvida pelo intestino, por isso terá que se tomar cuidado em administrá-la, principalmente a pessoas com constipação ou preguiça intestinal, pois a argila torna a matéria fecal dura e difícil de expulsar.
As verduras são alimentos importantes que, além de nutrir, a fibra que possuem carrega os resíduos da alimentação ao mesclar-se com eles; os minerais e oligoelementos que contêm são importantes para o organismo e para o intercâmbio iônico.
As frutas são também importantes. Além de nutrir têm a característica (por seus componentes) de ajudar a excluir as toxinas acumuladas em diversos órgãos do corpo, além de propiciar a diurese, ajudam no intercâmbio de substâncias nutritivas, tornando a digestão mais fácil. Na terapia de desintoxicação com frutas, destacam as uvas, o abacaxi, a manga, a melancia, o pêssego, a pêra, o tamarindo, a nêspera, algumas frutas cítricas.
Faça uma experiência: durante 3 dias só ingira frutas e água pura. Você vai sentir os efeitos generosos da natureza ao liberar as toxinas de seu organismo. Só sob orientação médica e de um nutricionista você pode proceder a uma desintoxicação mais profunda e duradoura, principalmente nos casos de enfermidades diversas.


Com a introdução do cultivo orgânico, as hortaliças como o tomate vermelho, as berinjelas, as cenouras, a beterraba, os nabos, o alho e a cebola, as couves, estão livres das substâncias tóxicas e parasitas, uma vez que sejam regadas com água livre de impurezas. Prefira hortaliças cuja procedência você conheça.
Todas as hortaliças são excelentes e podem ser ingeridas com algumas frutas. O poder antioxidante, os minerais que contêm, associados a ação diurética de algumas, estabelecem um bom intercâmbio entre nutrição, depuração e desintoxicação.
Não se deve esquecer a importância da ingestão de líquidos, principalmente de água pura para auxiliar na eliminação de toxinas pela urina, a respiração e o suor ou, em casos especiais, pelas mucosas.
Podemos ainda utilizar plantas medicinais, principalmente as que chamamos depurativas, as quais demonstraram sua eficácia através do tempo. Entre elas podemos citar a chicória, a salsaparrilha, a bardana, a nogueira, os agriões, a verônica, a urtiga, etc.
Outros métodos de desintoxicar o organismo são o jejum, as monodietas, etc. Mas estes métodos devem ser administrados por pessoal preparado, levando-se em conta algumas condições, como a gestação, ou a presença de enfermidades, por exemplo. Não é concebível que um tratamento para desintoxicação produza a desnutrição.
Para limpar o organismo das toxinas é importante a conscientização pessoal de cada um. Não adianta livrar o corpo das toxinas hoje e amanhã sobrecarregá-lo com alimentos tóxicos, quebrando-se, assim, a harmonia recuperada em forma de saúde. Terá que se ter em conta que a saúde deve ser um bem perdurável e não somente algo que deva ser buscado diante de uma enfermidade.
Se a natureza nos brinda com todo seu apoio e amor através dos alimentos (ar, água, sol, minerais, vegetais, etc.) por que as pessoas menosprezam esses sagrados alimentos? Pensemos por um instante: se o que comemos forma nosso corpo, por que lhe dar algo que o adoeça ou transtorne?
Na vida as coisas são simples, e simples é o procedimento para desintoxicar-se quando não existe alteração ou enfermidade alguma. Faça você mesmo a prova. Reavalie seus hábitos alimentares. Vá substituindo gradativamente os alimentos processados (pão, farinhas brancas, açúcar refinada, enlatados, etc.) e aumente o consumo de água para 2 litros diários, de frutas da estação e boas saladas de verduras com cereais, sementes, algumas leguminosas e um jantar leve. Faça isso durante 5 dias. Depois, por 3 dias alimente-se só de verduras e frutas, comendo-as ou em forma de suco. Você sentirá como seu corpo lhe agradecerá, pois você o sentirá recuperado e com mais vitalidade. Se deseja um pouco mais de calor e energia, tome mel de abelha.

Nenhum comentário: